01/07/2020 às 17:00 Dicas de Ensaio

"Não saio bem em fotos", isso realmente é um problema?

9354
4min de leitura

Você é daquele tipo de pessoa que não curte ser fotografado porque acha que nem sempre fica bem nas fotografias? É de evitar sair em fotos com os amigos porque se acha estranho nas fotos? Ou tem vontade de fazer um mega ensaio fotográfico, mas tem medo de sair ruim porque não sabe "o que fazer"?

Todos nós gostamos de sair bem nas fotografias, mas existem inúmeras pessoas que não são satisfeitas com a própria aparência em fotos, e que gostariam ser mais "fotogênicas". É muito comum antes dos nossos ensaios fotográficos as pessoas declararem não saber o que fazer nas fotos ou até mesmo dizerem que não saem muito bem nelas, principalmente quando não são tiradas por elas mesmas. Sempre ouvimos das pessoas "eu não sei como posar pra foto", "nunca fiz um ensaio fotográfico na vida", "se eu sair feia me arruma no photoshop", entre outras diversas frases que já estamos até acostumados a ouvir, e sempre falamos "não precisa se preocupar, basta ser apenas você".

É claro, é comum ficarmos um pouco nervosos com coisas que não estamos habituados a fazer, e quando se fala em ensaio fotográfico isso não é diferente. Algumas pessoas criam diversos dilemas na cabeça na hora de tirar as fotos, e sempre ficam um pouco receosas de não saírem muito bem no resultado final. Mas não precisa se preocupar, não existe nada mais tranquilo e nada mais fácil do que ser fotografado(a). Sabe o motivo disso? Porque basta ser você. Em muitas daquelas fotos, que tiramos com nosso amigos ou com a família, saímos incríveis, mas por falta de autoestima ou segurança nos sentimos estranhos, e acabamos fugindo das câmeras e dos fotógrafos. 

"Ahh mas não saio bem em fotos, e não gosto das fotografias que tiram de mim!" Um detalhe importante: sabia que sair bem em fotos vem também da prática? Notem, as pessoas que mais consideramos fotogênicas são as que mais tiram fotos. Isso é cientificamente comprovado. Gostamos das coisas que vemos mais e que estamos mais acostumados a ver, quando começamos a tirar fotos e esquecemos um pouco a estética, em pouco tempo começamos a notar que ficamos melhores nas fotos, isso evidencia que é só uma falta de costume do nosso cérebro.  E não existe essa de não sei "posar" para ensaio fotográfico. Se não for um ensaio de moda, uma foto ou trabalho bem específico, isso já não faz mais tanto sentido. Tenho certeza que um bom fotógrafo vai saber te dirigir de uma forma livre, espontânea e pessoal, de uma forma que te valorize você como pessoa (ou o casal) e que não mude nada em você.

Um dos pontos mais fortes que sempre buscamos em nossas fotografias é retratar as pessoas da melhor forma naquele momento da vida, mas nunca mudando o que elas realmente são, e sim mostrando o melhor lado delas. Imagine-se daqui 20, 30 anos, vendo as fotos da sua juventude e notar que elas não retratavam quem realmente você era, isso seria frustrante. Claro, prezamos pela estética, queremos que as pessoas se sintam bem vendo cada foto, mas queremos acima de tudo registrar a essência de cada um. Costumo falar que pessoas são um infinito e que por traz delas existem diversas histórias, paixões, medos e sonhos, e que toda a trajetória delas as levaram a ser quem são hoje, e a fotografia tem um papel fundamental de registrar isso.

A estética e a beleza com certeza é algo que deve ser sim buscado nas fotografias, mas quando entendemos o que realmente é importante na vida e começamos a ver além do externo, fotos que transmitem sentimentos, e que acima de tudo tenham verdade, começam a ganhar um valor especial. Quando captamos isso, a beleza vira apenas um detalhe e o que antes nos incomodava passa a ser insignificante aos nossos olhos.

Entendo perfeitamente o desejo das meninas saírem lindas na fotos, e muitas das vezes esse é um dos motivos delas tanto quererem um ensaio fotográfico. Elas buscam um profissional com um olhar diferenciado para realçar toda sua beleza e extrair tudo de bom que há nelas. E com certeza, nós sempre buscamos isso, mas nunca mudando quem é a pessoa, mas retratando a melhor versão dela.

Então, agora que já que entendeu que "ser fotogênico" não é o que dizem por aí e muito menos é um empecilho para boas fotos, não se iniba, tire bastante fotografias, e não fuja mais dos flashes. Tenho certeza que em pouco tempo vai até gostar de tirar fotos rsrs. E não precisa fujir mais daquele ensaio fotográfico que você tanto quer fazer, vai com tudo, tenho certeza que vai arrasar. Além disso tenho certeza que daqui vários você vai querer ter registros de de várias histórias, ou fotografias de fases da sua vida.

E então, o que está esperando pra fazer aquele ensaio fotográfico incrível com o seu amor, ou simplesmente aquela sessão pra te valorizar e retratar essa fase da sua vida?

Nos siga em nossas redes sociais: Clique aqui

Um abraço da Orlangee Fotografia!!

01 Jul 2020

"Não saio bem em fotos", isso realmente é um problema?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

15 anos ângulo bonito auto estima baixa baile baile debutante belo horizonte book 15 anos como ficar bonita Como ficar bonita em fotos como ficar bonita no ensaio como sair bem em fotos como ser fotogênico congonhas debutante dicas de fotos dicas fotógrafo profissional dicas fotos celular dicas para fotos ensaio de casal ensaio externo ensaio fotográfico escolher o fotógrafo festa de 15 anos fiz 15 fotógrafo fotógrafo bom fotógrafo em minas gerais fotógrafo profissional fotos casamento fotos de casal fotos de gestante fotos espontâneas gestante lafaiete locações lugares para book lugares para ensaio fotográfico melhor fotógrafo melhores locais noiva noivei noivo ouro branco planejando baile debutante poses poses ensaio fotográfico poses fotógrafo roupas para ensaio fotográfico roupas para pre wedding sai bonita em fotos sair bem em fotos sair bonita em fotos

Quem viu também curtiu

01 de Jun de 2020

7 Dicas Valiosas Para um Ensaio de Pré-Casamento Perfeito

01 de Jul de 2020

LUA DE MEL DOS SONHOS: 7 destinos no Brasil

05 de Jul de 2018

Ela Não Esperava Por Isso

Logo do Whatsapp